segunda-feira, 2 de abril de 2007

Ilha Sabrina



A Ferraria é uma zona muito especial na ilha. Ao largo, aproximadamente a uma milha, existe uma ilha submersa que resultou da erupção de um vulcão em 1811.

A 4 de Julho de 1811 o vulcão parou súbitamente . O tempo também se encontrava favorável a mais uma expedição por parte de um comandante inglês que se encontrava na ilha. Desse modo o comandante de nome Tillard convidou os cônsules seus amigos para rodear a ilha recém formada, desenhá-la e …conquistá-la!!

Assim se fez; arriaram um bote, remaram em águas ainda quentes, encallharam o bote numa praia de areias negras e fumegantes, abalançaram-se terra dentro e ali fincaram,o mais alto possível, a bandeira inglesa, símbolo do Império e marco miliário de mais uma conquista, baptizando-a de Ilha Sabrina em honra à fragata por ele comandada.
Em setembro de 1811, a ilha viria a submergir em virtude da erosão provocada pelo mar e encontra-se actualmente a uma profundidade de 75m. Parece que os "nossos aliados" engoliram em seco (perdoem-me o cliché). Ou melhor, em molhado!

É ainda um local muito bonito, porque foi um oásis em momentos tumultuosos da vida.


Do ponto de vista da geologia e da flora endémica característica deste lugar, neste espaço salientam-se:
- Uma Pseudo-cratera, assim designada por não possuir uma conduta de alimentação profunda,que se formou na sequência de pequenas explosões de vapor, resultante do contacto da escoada lávica com a água do mar;
- Os xenólitos, características dos depósitos vulcânicos que constituem a fajã lávica da ferraria, são constituídos neste caso, por rochas granulares, formadas em profundidade e trazidas à superfície em episódios vulcânicos subsequentes;
- O pau-branco (Piconia azorica) e a urze (Erica azorica), especies endémicas e ainda a espécie nativa faia-da-terra (Myrica faya).

O mais espectacular é que quando a maré está baixa, encontramos poças de àgua quente, devido aos fenómenos vulcânicos aqui existentes. Ou seja, quando cá vierem, tragam os calções independentemente da estação do ano.

3 comentários:

Sónia Miranda disse...

Ai era Sabrina?
Conhecia a história, mas não me recordava do nome da ilha..
De facto conviver com vocês tem mto de positivo, além de mtas coisas, dá-me a oportunidade de ir re-descobrindo a minha terra...***

Unknown disse...

Companheiro, sou frequentador assíduo deste blog. Ainda bem que estás a gostar dos Açores. Aqui no Alentejo também há muitas vacas, he he he.

Abraço do alentejano por adopção,

Luís André

MEHC disse...

Nunca tinha conhecido um algarvio tão interessado pelos Açores e tão cheio de talento para divulgar essas belas ilhas!Eu também aproveito, não sendo madeirense senão pelo coração, para divulgar, por este e outros meios, as ilhas cá deste lado.