segunda-feira, 9 de abril de 2007

E continua a mexer...



Meus amigos, isto aqui não para. Parece o Coelhinho da Durecell no anuncio alemã de satisfação de donas de casa (para quem não conhece, terá que fazer uma pesquisa na net...)

Mas isto tem uma razão de ser: O arquipélago dispõem-se em arco alongado, sobre a cordilheira submarina dorsal atlântica. E mais importante, os Açores encontram-se situados no ponto de intersecção das placas tectónicas euro-asiatica (Terceira, Graciosa, S.Jorge, Faial e Pico), africana (S. Miguel e S.ta Maria) e americana (Flores e Corvo). Isto faz com que a actividade sismologica seja intensa devido aos constantes movimentos destas placas.

Ora, desde pequenino que oiço: duas é bom, três são demais! Isto faz com que ontem ocorresse cinco(5)! sismos na região.

E mais uma vez, nem um senti... (muito honestamente, espero que continue assim!)

"Um novo sismo foi registado nos Açores, o quinto sentido hoje em várias localidades do Grupo Oriental do arquipélago, sem ter provocado danos, anunciou o Serviço Regional de Protecção Civil. O sismo foi registado às 20:38 locais (21:38 de Lisboa), com epicentro localizado a cerca de 45 quilómetros dos ilhéus das Formigas, onde se verifica, desde quinta-feira, actividade sísmica, adiantou a mesma fonte. O presidente da Protecção Civil açoriana, António Cunha, adiantou à agência Lusa que não há registo de qualquer dano. Segundo o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, que cita dados do Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores (SIVISA), o sismo foi sentido com intensidade máxima V na escala de Mercalli Modificada (XII pontos) em várias zonas das ilhas de São Miguel e de Santa Maria e de II na ilha Terceira. De acordo com o SIVISA, a actividade sísmica na zona dos ilhéus das Formigas mantém uma tendência decrescente, «pontualmente interrompida por curtos períodos de maior libertação de energia»."

4 comentários:

Arina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sónia Miranda disse...

Hoje (09/04/07) vinha a caminho de Vila Franca e quando cá cheguei todos me perguntaram se tinha sentido. Aparentemente hoje às 08.30 da matina lá isto abanou mais um bocadinho. Qualquer dia faço um baixo assinado.. gostava de sentir só qlq coisinha (isto n se devia dizer, mas pronto).. Vamos a ver o q nos reservam os próximos dias.. bjins para os três***

faroline.star disse...

Tremeliques, tremeliques, parece q não chegavam as estadias na ilha do Farol. É verdade que a malta chegava de vez em quando aos S's mas nada destes tremeliques. Um abraço e já sabes volta quando quizeres que estás perdoado. Chichas

MEHC disse...

Olá Paulo! De uma lisboeta na Madeira a um algarvio nos Açores, a sugestão: é melhor vir para o 'meu' Arquipélago, que ao menos não treme e é igualmente bonito!
Um abraço da Madeira e até já. Agora vou visitar este novo blog q me parece muito digno, não só desta mas de frequentes visitas.