quinta-feira, 12 de abril de 2007

A Lagoa das Setes Cidades


Esta lagoa tem uma característica muito pouco comum. A coloração das suas águas! A lagoa é divida por canal pouco profundo separando de um lado um lago de águas de tom verde e um do outro, um lago de cor azul. Este facto deu origem a algumas lendas que depois irei aqui colocar.

Na Lagoa das Setes Cidades está-se perante uma zona de montanha de relevo bastante acentuado, com falésias interiores, profundas ravinas e sulcos em cujos leitos correm águas torrenciais. Inclui uma área urbana, a freguesia das Sete Cidades, terrenos agrícolas e maciços florestais. O Pico das Éguas, com 847 metros de altitude, é a maior elevação desta zona.

A caldeira das Sete Cidades, formada por colapsos sucessivos, tem um diâmetro de 400 metros. É uma das maiores caldeiras de abatimento dos Açores. Os bordos apresentam quase sempre vertentes muito inclinadas, sendo possível encontrar nelas vestígios da vegetação primitiva dos Açores.

É uma área importante em endemismos, destacando-se:
- na flora o Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), a Angélica (Angélica lignescens), o Azevinho (Ilex perado ssp. azorica), o Queiró (Daboecia azorica), a Urze (Erica azorica), a Uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), o Folhado (Viburnum tinus ssp. subcordatum), as Margaridas (Beilis azorica).
- as aves endémicas como o Pombo-torcaz-dos-Açores (Columba palumbus azorica), o Melro-preto (Turdus merula azorensis) e a Estrelinha (Regulus regulus azoricus).
É uma importante zona de passagem para aves migratórias, muitas das quais em perigo.

4 comentários:

Sónia Miranda disse...

É linda a minha terrinha não é?

paulo disse...

tens toda a razão, a tua terrinha é linda! estou maravilhado...

Anónimo disse...

a última vez que lá fui, bem... só vi a cor lamacenta e acastanhada... Lá vai o tempo em que víamos ao vivo o que agora só vemos em fotografias... Ai ai!

Unknown disse...

é da eutrofização :S