segunda-feira, 16 de abril de 2007

Lenda


Na minha pesquisa por aqui na net em busca de lendas sobre a Lagoa das Sete cidades encontrei pelo quatro diferentes.

São todas interessantes. Temos um romance entre um pastor e uma princesa, um rei impaciente e uma deusa.

OK! Mas aquela que mais gostei e acho que merece uma investigação, é sobre um arcebispo do Porto que para fugir aos muçulmanos, embarca com os crentes em 20 navios para as sete cidades, reminiscencias de Atlantida (apesar desta lenda não fazer referencia às cores da lagoa, será a mesma?).

"O primeiro documento ibérico referente às Sete Cidades é uma crónica em latim da cidade de Porto Cale (a moderna cidade do Porto), aparentemente escrita, cerca de 750 AD, por um clérigo cristão. Nessa época, o reino ibérico dos Visigodos já tinha colapsado sob a pressão da invasão muçulmana (iniciada em 771 AD) que avançara inexoravelmente até ao norte peninsular. O arcebispo de Porto-Cale, querendo esquivar-se à dominação muçulmana, deliberou partir para a grande terra das Sete Cidades (Sete Civitates) que os marítimos lhe asseguravam existia no meio do oceano ocidental. No ano de 734, o arcebispo, acompanhado por outros prelados, aos quais se juntaram cinco milhares de fiéis, embarcou-se numa frota de 20 veleiros.
Apesar da crónica narrar que a frota chegou sã e salva ao seu destino, e que muita gente se preparava para a seguir, na verdade o rasto do bom arcebispo, se alguma vez ele existiu, perdeu-se totalmente na noite dos tempos...", in wikipédia.

2 comentários:

Sónia Miranda disse...

As coisas que aprendo contigo... De facto essa não conhecia.. BJinhos

Alternativas disse...

... é só romantismo!!!!
compreendo!!
estás a ficar velho!!!
;)
um abraço