domingo, 8 de abril de 2007

A quadra pascal



Esta terra é muito religiosa!

Durante toda esta semana organizaram-se manisfestações de celebração da Páscoa.

Nela celebram os cristãos a sua própria redenção pelo mistério da Ressurreição de Cristo. Por ela se realiza a grande Páscoa ou Pas­sagem da morte para a vida ou do estado de perdição para o estado de salvação. É a vitória final de Deus, em Cristo, sobre o pecado, o mal e a própria morte.

Houve várias liturgias e procissões, as pessoas acorreram às celebrações e as ruas engalanaram-se.

Na imagem vê-se a procissão do dia da Pascoa que percorreu algumas ruas da cidade da Ribeira Grande.

É uma outra vertente desta ilha, onde as pessoas recorrem às suas crenças para serem um porto de abrigo, numa terra onde tudo é hostil (a terra mexe e vomita, o mar suscita temores de cada vez que cresce).

2 comentários:

Sónia Miranda disse...

E agora é que vai começar.. Acaba a Páscoa começa o Espírito Santo.. mas esse tem uma vertente pagã fixe (os comes e bebes por toda a ilha lolol)...++

MEHC disse...

Aqui na Madeira a Páscoa tb é vivida com intensidade, embora não tanto como outrora.E as 'Visitas do Espírito Santo' são tradicionais por toda a Ilha. Não sendo uma cumpridora assídua dos meus deveres de culto, sou uma fervorosa crente e gosto muito destas tradições.Aqui começam qualquer dia os Arraiais, misto de tradição religiosa e festa laica, sendo o mais conhecido e maior o de Nª Senhora do Monte, a 15 de Agosto, no Funchal.
Abraço.