terça-feira, 17 de abril de 2007

Chá


Sabiam que a costa norte da ilha de S. Miguel é o único sítio da Europa onde existem plantações de chá para fins industriais; se acrescentarmos que, em todo o mundo, o único sítio onde se produz chá a norte de S. Miguel é a Geórgia (antiga URSS), isto já diz-nos a importância do chá na ilha.

O cultivo do chá, encontra nos Açores, mais concretamente em S.Miguel, condições favoráveis ao seu desenvolvimento.

Estas são um solo de textura arenosa, fértil, rico em ferro e onde os valores de acidez se encontram entre valores de 7 a 5 aproximadamente (entre neutro e acido). Aliado a estes factores, está o relevo da ilha que proporciona à cultura a necessária protecção que ela exige para um optimo desenvolvimento da planta do chá.

Apesar de ser a mesma planta que fornece todo o chá, partes diferentes da folha são usados para criar cada um. Posteriormente à separação das mesmas, vários processos e tratamentos determinam que tipo de chá será obtido. Dentre estes está tamanho da folha após a sua secagem.
Assim, na ilha produz-se três tipos de chá preto: - Orange Pekoe - Broken Leaf - Pekoe - e um único tipo de chá verde: - Hysson -

Dizem que esta bebida possui mais propriedades benéficas para a saúde do que a maior parte das pessoas conhece. Alguns dos estudos médicos realizados sobre a ingestão de chá referem que:
- nas senhoras mais idosas, ajuda a combater a Arteriosclerose Reumática, sendo 60% menor a hipótese de desenvolver a doença;
- a longo prazo, aumenta a densidade óssea de quem o bebe;
- o chá verde combate o desenvolvimento de células cancerígenas;
- ajuda na combate da contração de gripes;
- nas vitímas de ataques cardiacos, pode reduzir em 44% a hipotese de um 2 ataque, tomando apenas 2 chávenas diárias;
- pode ajudar na prevenção da doença de Parkinson.
- ajuda na prevenção de cáries dentárias e doenças de gengivas.

Aqui existem duas empresas que produzem chá: Porto Formoso e Gorreana. Merecem uma visita e na Porto Formoso até podemos fazer uma prova de chá.

Sem comentários: