terça-feira, 19 de junho de 2007

As roqueiras


Desde as festas do Senhor Stº Cristo que há todas as semanas festas religiosas em todas as terras da Ilha de S. Miguel.

São as chamadas festas do Espirito Santo em que se dá cumprimento a uma promessa (pelos mordomos). Decoram ruas com bandeirinhas, decoram a entrada das suas casas para mostrar quem é que está a organizar, colocam musica, doam pão e massa sovada (quando vieram oferecer cá a casa eu desconhecia a tradição, por isso tive de pedir explicações. O que revelou ser bastante engraçado para os mordomos. Só tive que beijar a pombinha (hum!?!?!) e aceitar as oferendas), atiram roqueiras para o ar!

De certeza que se não forem açoreanos estão a perguntar o que são roqueiras.

Roqueiras, meus amigos, são os foguetes ou petardos se fazem explodir durante as festas, durante os fogos de artificio, sem o espectáculo das cores. Ou seja, é só o barulho.
Aqui é o expoente máximo de lançamento de roqueiras. É a toda a hora! Já ouvi petardos a rebentarem à meia noite ou às 07h da matina. BOLAS!!!!
Esta gente é doida. É vê-los de cigarro na boca, coloca-lo na ponta do rastilho e libertá-los para o ar. Parecem criancinhas com um novo brinquedo, bastante perigoso por sinal. Enfim, ...

MAS É PRECISO LANÇAR A HORAS IMPRÓPRIAS?

3 comentários:

Sónia Miranda disse...

Está claro que sim! Que é pa malta que está a dormir não se esquecer que amnanhã há mais lol olha esqueceste-te dos "bombões" que são aqueles que se mandam e só rebentam uma vez, ou seja, com o dobro do barulho! Mas pensando nisso uma habitua-se de tal forma que nem repara.. hás-de lá chegar também!! hehe bjins**

Anónimo disse...

Olá priminho!!
Visito regularmente o teu site, assim vou matando as saudades e sabendo das novidades. Um grande beijinho para os três.

Cláudia Teixeira Inácio

MEHC disse...

Aqui a malta também gosta de fogo de artifício mas essa das roqueiras... ummm, deve ser uma tradição uma bocadinho barulhenta demais.Quando nascer a vossa princesinha, será q vão acordá-la a horas impróprias com as roqueiras :D ?