sexta-feira, 29 de junho de 2007

Cavalhadas na Ribeira Grande




Neste dia de 29 de Junho realiza-se as tradicionais "Cavalhadas" de S.Pedro. Festas típicas desta cidade e que não ocorrem em mais lado nenhum nos Açores.

Um a um, cavaleiros com as suas vestes brancas, chapéu preto decorado com flores, capa e faixa escarlate, reúnem-se frente ao solar da Mafoma, em Ribeira Seca. Depois partem em animado desfile levando à frente o "rei" de cerrada barba negra. Desde há séculos que, no dia de S. Pedro (29 de Junho) ao som estridente de cornetas, o colorido cortejo vai percorrendo a cidade recitando quadras populares num cerimonial único de religiosidade.

A origem destas festividades é incerta, perdida no tempo mas a primeira referência escrita que se conhece sobre as Cavalhadas de São Pedro remonta ao ano de 1856 em manifesto relacionamento com o culto do Divino Espírito Santo.

Passados 100 anos e em declinio do desfile, a Câmara decide apoiar esta manisfestação e criar uma recompensa pecuniária para o melhor e mais bem caracterizado cavaleiro. Em 1989 é criado o regulamento que ajuda a disciplinar os intervenientes do Cortejo.

Este é composto por: Rei, Lanceiros, Corneteiros e Cavaleiros.

Chegados ao jardim municipal, a Cavalhada dá três voltas ao mesmo, supostamente deveria ser em redor da igreja do Espírito Santo [do Senhor dos Passos ou da Misericórdia] ali mesmo ao lado, as quais são uma homenagem, às Três Virtudes Teologais. Portanto, uma referência a Deus.

As Cavalhadas dão ainda uma volta à igreja da Matriz, seguindo para a ermida de Santo André, irmão de São Pedro, onde aqui dão três voltas, em sua homenagem, continuando o Cortejo pelas freguesias da cidade, terminando o mesmo junto do Solar da Mafoma.

Vale mesmo a pena ver estas festas.

Sem comentários: