domingo, 6 de maio de 2007

Os Maios


Sendo eu um rapazinho do Algarve que gostava muito de ver esta tradição algarvia do dia primeiro do mês de maio fortemente enraizada no concelho de Olhão, podem imaginar a minha alegria quando descobri que aqui no arquipelago tambem existe esta mesma tradição (ou não tivessem sido os algarvios dos primeiros habitantes cá da ilha!).

Os Maios são bonecos que representam pessoas, em tamanho natural, vestidos e calçados com a nossa roupa, em atitudes humanas normais, sozinhos ou em grupo, representando cenas do quotidiano (passado ou actual).

Feitos na sua grande maioria na madrugada do primeiro dia de Maio, são retirados ao anoitecer. O que significa que ficam à vista de todos nós apenas um dia. No inicio deste dia são colocados nas portas, varandas, jardins, quintais, ruas, largos, etc...

A grande diferença que vi entre estes Maios e os da minha terra, é que estes não têm os habituais dizeres que acompanham os Maios (as suas falas!).

O certo é que nesse dia, parecia que tinha regressado a casa.

Alguém disse que "casa é onde o homem quiser". Neste momento eu quis os Açores, mas soube muito bem por momentos pensar que estava no meu belo Algarve.

6 comentários:

Alternativas disse...

Que giro!
tb eu fiquei :O - "Nos Açores??!!!"
... ´tb fui ver os Maios - aqui, e aqueles que bem conheces.
Já podes imaginar quem foi o personagem preferido "chacota nacional" - o Eng. mais conhecido de todo o Portugal - esse!
Beijinhos pr Alice
Vera

MEHC disse...

Que bonita tradição! Não conhecia. Aqui na Madeira os Maios são colares de flores amarelas, populares no dia 1º de Maio.

Unknown disse...

até eu sinto falta dos Naios, e claro dos caracois do pão com manteiga e da cervejola e do calor do algarve, realmente mês de Maio sem caracpois e sem Maios e sem o cheiro da alfarrobeira, não é bem mês de Maio...

Anónimo disse...

Muito bem! Olé! Olé! Isto é que é falar bem.Obrigada pelo apontamento. Ana

Marilia disse...

SOU BRASILEIRA E AGORA É QUE SOUBE DESTE COSTUME NOS AÇORES. FICO FELIZ QUE CONHECER ESTE TIPO DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL TÃO IMPORTANTE PARA A PRESERVAÇÃO DA RAIZ PORTUGUESA.
MARILIA DAROS
HISTORIADORA, GRAMADO, RS, BRASIL

Unknown disse...

Paulo os Algarvios vieram , mas ficaram na ilha vizinha , St.Maria