terça-feira, 15 de maio de 2007

As festas do Senhor Santo Cristo


A segunda maior festa religiosa do país!

Desde 5ª feira que a cidade de Ponta Delgada anda louca. Atingiu o clímax no fim-de-semana durante as duas procissões (uma no sabado e outra no domingo), que percorrem ruas magnificamente decoradas com milhares e milhres de flores a formar quadros lindíssimos. Na noite de sexta para sabado, já andavam devotos e pagadores de promessas de joelhos pelas ruas calcetadas, cumprindo com as suas.

São milhares de crentes aqueles a quem a vida por algum motivo lhe foi menos favoravel e fizeram as suas promessas que cumprem nesta altura.

A história da festa está no link (http://www.terra-mar.org/santocristo/index.php)

É ver a população aumentar para o dobro nesta altura. São os emigrantes calafões que regressam. É fácil saber quem são: bigode, barrigas proeminentes, camisas ou t-shirt's berrantes e um dialecto muito proprio (mix de inglês/português com sotaque açoreano).

É ver milhares de pessoas a cirindar pela zona da igreja durante a noite em barraquinhas de comes e bebes, algodão doce, cachorros quentes (imensas, até aqui!! qual a obsessão desta gente com os cachorros?) e galinhas doces (uma especie de gomas que há aqui nesta altura). Ou seja, em actividades pouco religiosas... A lembrar as semanas académicas por todo o país.

Durante a festividade até encontrei uma banca que vendia roupa que publicitava assim : "kualker péssa" 5€.

Bem, até à próxima 5ªfeira é dia de festa. Vamos lá aproveitar para ir a mais umas barraquinhas de ...

2 comentários:

Sónia Miranda disse...

Olha não são galinhas, são galos, feitos com uma calda de açucar e mais uns ingredientes secretos (lol), e olha que são bem bons, desfazem-se na boca. Quanto aos cachorros de facto há muitos, mas bons só os do Mauricio (dps diz que não dou dicas gastronómicas, lol). Quanto aos "calafões", havias de ter passado um serão connosco numa das barraquinhas que ias aprender tantas palavras novas.. outra das características dos calefas que te esqueceste é o ouro, aquilo são cordões, pulseiras e anéis em tudo quanto é sitio. Árvores de Natal autênticas. Outra das coisas inéditas nestas festas são os atropelamentos. Houve um dia em que a descer a célebre rua das barraquinhas fui atropelada por não 1, não 2, mas 3 carrinhos de bébé. E esta hein??

Pedro Pinto disse...

...espera até chegar Agosto e as Festas do Mar, nunca aí estive mas tenho amigos açoreanos.
boa foto!