sexta-feira, 11 de maio de 2007

Caracóis


Qualquer algarvio que se preze, chegada a Primavera, dedica-se ao seu passatempo gastronómico favorito: comer caracóis. Sim, este bichinho rastejante, ranhoso que anda sempre com a casa às costas é um pitéu! Manjar dos deuses.

Caracóis numa esplanada, com pão e manteiga regados com imperais. Dois amigos e três dedos de conversa, programa ideal para magnificos momentos. As recordações que isto me traz...

Começou a primavera por cá e sentia que faltava qualquer coisa. Falava com colegas e familiares no Algarve e eles diziam que tinha estado aqui ou acolá a comer caracóis e eu aqui, nada!

Cheguei a pedir a um familiar para mos trazer...

Ontem à noite, maravilha das maravilhas, fui com a minha esposa e amigos comer caracóis. Descobrimos por cá um sitio que os faz! Fomos a correr que nem desalmados cortar esta sensação de vazio que se produzia aqui por dentro.

Ok, não têm o mesmo sabor (os açoreanos gostam da comida picante e colocam pimentão em tudo! mesmo tudo. Bem, no pão não!) mas matou as saudades.

Amigos, imperais (ou preta doce, verdadeiro tesouro açoreano) e CARACÓIS.

Um cheirinho a Algarve no meio do Atlântico.

P.S. Que saudades do primo dos caracóis.

7 comentários:

MEHC disse...

Ahh, isso de gostar de caracóis não é exclusivo dos algarvios! Eu sou lisboeta e adoro comer caracóis!! Esse programa e essa fotografia sugestiva dão cá um apetite! E umas saudades...
Abraços e boas petisqueiras...com caracóis!

Anónimo disse...

Primo correr para ir comer caracóis?? Antes para ir surfar...lol
bjoka para tds

Sónia Miranda disse...

Se houver alguém que os cozinhe tenho um monte deles no quintal que até agora têm servido de petisco para as galinhas, mas que prometo a partir de hoje vão ter outro fim...lol
Beijinhos***

Unknown disse...

como te compreendo... caracois só mesmo os de Quelfes e arredores, nem os de Lisboa. Faltam-lhes a alma, só tu Paulo me compreeendes!

Anónimo disse...

Amigues o Zé Lobesóme tem tado cheie, com filas até à porta...
Beijinhes e Abrasses para todes...

Aja Saúde
do vosso amigue
Nuno Dias

Unknown disse...

Ainda bem que fazem caracois nos Açores para poderes "matar" as saudades do Algarve.
Espero que esteja a correr tudo bem com vocês (3).
abraços

Unknown disse...

Não é pimentão , mas sim malagueta uma pimenta forte :P