quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Cantar às estrelas


A tradição do “cantar às estrelas”, com algumas variantes directamente relacionadas cada uma das localidades e das diferentes ilhas, perde-se nos confins do espaço temporal.
Há registos na Câmara Municipal da Ribeira Grande de que nos idos anos de 1500 já haveria esta tradição nesta cidade.
Trata-se de uma festa em Honra à Nossa Senhora da Estrela, cuja imagem deixa por umas horas a Igreja Matriz e sai à rua, até à Câmara Municipal, onde o povo se reúne para a festejar.
Neste fim de semana realizou-se mais uma serenata nos paços do concelho em que participaram dezenas de grupos de cantares e bandas filarmónicas açoreanas.

Centenas de figurantes, homens, mulheres e crianças, integram o desfile, o qual tem início junto da igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, acabando em frente aos Paços do Concelho.

Os Grupos de Cantares e Bandas Filarmónicas percorrem toda a Rua Direita, cantando ordenadamente de ‘porta em porta’ (sendo por vezes brindados com singelas lembranças) terminando a entoar os seus cantares em frente aos Paços Municipais.

Na Ribeira Grande, os ‘Cantares às Estrelas’ encerram as festividades natalícias. Outrora, o seu lado profano era de iniciativa, unicamente, masculina.

Sem comentários: