quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Tanto alarido


Foi primeira pagina de um pasquim regional a actuação da Policia durante o fim de semana em que houve "431 viaturas fiscalizadas e cinco pessoas detidas por condução ilegal e álcool." (in Açoriano Oriental de 17/08/2008, pág 5).

Se por um lado concordo com as detenções efectuadas por estarem previstas na lei, não deixo de estranhar o facto de uma cidadã ter sido detida por transportar 3 pessoas num veiculo comercial (isto de ser jornalista tambem é giro. Fazem uma caixa em que escrevem isto, mas no meio do texto e muito sucintamente dizem que afinal a cidadã em causa tambem não teria carta de condução. O mais certo é ter sido conduzida à esquadra para averiguações!).


Estranho esta noticia porque é prática comum os veiculos ligeiros de caixa aberta transportarem pessoas nessa mesma caixa e passarem em frente aos agentes de autoridade (observado por mais que uma vez) sem que estes actuem ao abrigo das suas competencias. É vê-los à saida das obras de construção civil, ao fim de semana em passeio "familiares", nas compras dos hiper's e não vejo nenhum agente de autoridade actuar. Até parece que é permitido por lei ou que os "senhores policias" não têm competências para os coimar.


Pior mesmo é ver agentes de autoridade em serviço e a conduzir viaturas oficiais a falar ao telemóvel, a incorrer em contra-ordenações graves e muito graves por estacionamento em cima de passadeiras e transposição de traços continuos, entre outras.
Será que deviamos criar uma policia para vigiar os "nossos representantes da autoridade"?

O que quero dizer com isto tudo?
Todos nós que andamos na estrada vimos todos os dias infracções ao Código da Estrada e vimos os previcadores passarem impunes e no entanto uma acção que não tem nada de especial a não ser os agentes de autoridade cumprirem com a aquilo que para o qual estão mandatados por nós (povo) virem-se vangloriar do bom serviço prestado. Rídiculo
!

4 comentários:

Anónimo disse...

Quem telhados de vidro, não deve atirar pedras....

Lena disse...

Policia em São Miguel é um caso especial!!!

Arina disse...

A meu ver a policia é especial em todos os sitios, só que em alguns lugares é ainda mais especial! :)

Quanto aos telhados de vidro, todos temos telhados de vidro, mesmo no anonimato...

E aqui fica uma sugestão, se querem ir à caça da multa experimentem as festas do espírito nas diversas localidades, há multa para dar e vender!

Eu cresci cá e ver isso como normal! A verdade é que irresponsabilidade ou perigo, não me recordo de ter ouvido falar de acidentes com carrinhas de caixa abertas...

Falar ao telemovel de facto é perigoso e mudar cd's? procurar estações de rádio manualmente? fumar? Comer?

Beijinhos

Tiago Grosso disse...

Em Portugal somos mais papistas que o Papa. Qualquer dia alguém tem uma intoxicação alimentar e proibem as pessoas de comer... este país é ridiculo.