quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Em jeito de resposta


Às provocações que certas e determinadas associações de defesa dos animais lançaram sobre uma campanha publicitária em prol dos Açores, apenas digo isto:

Vivo nos Açores há 2 anos e já vi vacas pastar em todo o lado! Quando digo todo o lado vai desde rotundas no início de vias rápidas (Rotunda de Belém), dentro da cidade, em escarpas quase inacessíveis ao Homem, entre muitos outros sítios que "nem lembra ao diabo"!

Nos Açores chove mais, faz mais vento e tem elevados indíces de húmidade, maiores que em qualquer outra região do país, logo as vacas estão habituadas a chuva, sol, vento, frio e não há "casinhas" para se abrigarem nem estábulos!!

As vacas açorianas estão habituadas a todas as condições e não "entram em pânico"!!!

Quanto a não estarem habituadas a transito, bem aqui na ilha onde vivo, as vacas atravessam estradas onde é permitido andar a 9o kms/h para mudarem de pastagem! Têm passagens aéreas sobre vias rápidas para puderem mudar pastagem e muitas vezes pastam junto às bermas da estrada.

O que posso dizer é: venham aos Açores e digam-me se as "vaquinhas" sofrem de "ataques de pânico".

Que magnifico golpe de publicidade!

(Será que estou a ficar corisco?)

2 comentários:

Anónimo disse...

Corisco não.... os coriscos são da Terceira e estes são "mal amanhados" ( a tua esposa explica-te esta história dos Terceirenses, com respeito aos meus ricos amigos de lá não a conta aqui), mas micaelense tás a ficar de certeza. Para além destas raizes que te fazem defender isto daqui a todo o custo o facto é que o que dizes é verdadeiro e justo.
Também achei absurdo o exagero com que "aquela gente" (desculpem-me os demais) descrevia a situação daquelas "pobres e indefesas" vaquinhas, que até tinham um veterinário de plantão e que ao meu ver pareciam muito felizes. Fiz questão de deixar a minha opinião em muitos sitios que se propuseram a debater este assunto. Fui bem indelicada... é que a burrice faz-me ficar assim.
A estes senhores peço para não virem cá pois podem passar mal ao verem tanta vaquinha "abandonada" em pastos a apanhar chuva... e cavalos... e bois.... e cabras.

Hà coisas que não se percebem.

Cá para mim foi o João Jardim que se lembrou disso e .... pumba...
Parabéns pela publicidade.. na minha opinião foi muito bem conseguida.... mas não se calculou o nivel de ignorância do publico alvo... portanto digo ... parabens pela "tentativa" de promoção das ilhas.
Bjs ao meu querido amigo Paulo... que em breve deixará de ser
"um algarvio nos Açores" para ser "um quase açoreano no Algarve".
Serás sempre de cá... serás sempre bem-vindo.
Da amiga e do amigo

Elisabete e Pedro Moniz

Anónimo disse...

As vacas alentejanas andam a morrer é certo que não é de stress ou de ataques de pânico, só se for da pasmaceira a que o país nos tem acostumado, poderã ser de solidão ou uma forma de suicídio.
Estes senhores ainda não se preocuparam com as ditas vaquinhas, a não ser os agricultores, estes senhores que dependem da vida destes animais e que são depois tratados como anormais e inconscientes.
Preocupem-se com os maus tratos e abandono a que os urbanos incutem nos seus animais domésticos e deixem os agricultores cuidar das suas vacas.
Se as vcas entrarem em pânico ou loucura será porque (como diz a anedota):
"mexem-lhe nas tetas todos os dias e só vêem o boi uma vez por ano"