quinta-feira, 16 de agosto de 2007

"De fora..."


Quando cheguei cá notei uma certa contenção das pessoas em se relacionarem comigo porque era do continente e era um estranho para as gentes e costumes locais.
Desde dessa altura para cá que, por diversas vezes, me deparei com a frase: "O senhor é de fora, não é?" E eu pergunto-me se me estão a inquerir sobre se sou de um outro país que não Portugal. Mas não, para os açoreanos, de fora são todos os que não são descendentes de açoreanos nascidos nos Açores.
Segundo eles, a minha filha não é açoreana. É filha de uma pessoa de fora!

Neste tempo todo, já aprendi a aceitar esta discriminação por parte das pessoas.

Agora ver escrito num meio de comunicação regional é que não!
Saiu no "Açoreano Oriental" de domingo uma reportagem sobre mergulho em que a determinada altura é escrito: "... Frederico, que é de fora, ...". Ora o Sr. Frederico era de Sagres!
Meus amigos, que descriminação é essa? Enquanto comunicação social não deveriam fazer referência a atitudes descriminatórias, nem incentivar esse tipo de mentalidades.

Enfim ...
Mais estranho é ouvir os micaelenses dizerem: "não ligue, ele é das ilhas..." Desculpe?

1 comentário:

Sónia Miranda disse...

LOLOL não é por mal, olha vim à pouco do continente e não foram poucas as pessoas que diziam: "aqui em Portugal".. por isso a coisa funciona nos dois sentidos.. agora a parte do pessoal das ilhas confesso que tem piada e confesso que também a uso, o porquê não me perguntes...
Bjins***